Sobre o Border Collie
APARÊNCIA GERAL: bem proporcionado, de contorno suave demonstrando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinados com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: tenaz, trabalha pesado e com grande sociabilidade. Perspicaz, alerta, receptivo e inteligente. Jamais nervoso ou agressivo.
PROPORÇÕES IMPORTANTES
CABEÇA: crânio e focinho são aproximadamente do mesmo comprimento.
Tronco ligeiramente mais longo que a altura nos ombros.
REGIÃO FACIAL
Trufa: preta, exceto para os exemplares de cor marrom ou chocolate, nos quais pode ser marrom. No azul merle, a trufa pode ser cor-de-ardósia. Narinas bem desenvolvidas.
Focinho: afinando para a trufa, moderadamente curto e forte.
Olhos: inseridos bem separados, de formato oval e tamanho médio; de cor marrom, exceto nos “Merles”, onde um, ambos os olhos ou apenas parte de um ou de ambos poderá ser azul. Expressão meiga, penetrante, alerta e inteligente.
Orelhas: de textura e tamanho médios, inseridas bem separadas. Portadas eretas ou semi-eretas e atentas ao menor ruído.
CAUDA: moderadamente longa, com a última vértebra alcançando, pelo menos, os jarretes; de inserção baixa; bem guarnecida de pelos e com a ponta curvada para cima, completando o contorno gracioso e equilíbrio do cão. A cauda poderá erguer-se em estado de excitação, jamais portada sobre o dorso.
MOVIMENTAÇÃO: livre, suave e incansável, com um mínimo de elevação das patas, conferindo a impressão de habilidade para movimentação com grande cautela e velocidade.
PELAGEM
Pelo: duas variedades - moderadamente longa e lisa.
Em ambas, a pelagem de cobertura é densa e de textura média, subpelo macio e denso, fornecendo boa proteção contra intempéries. Na variedade de pelagem moderadamente longa a abundância de pelos forma uma juba, culotes e pincel. Na face, orelhas, anteriores (exceto para franjas) e posteriores do jarrete ao solo o pelo deve ser curto e liso.
COR: a variedade de cores é permitida. O branco jamais deverá ser predominante.
(Padrão Oficial, segundo a Fédération Cynologique Internationale N-297 de 28/09/2009).